DEFICIÊNCIA HORMONAL DEVE SER CORRIGIDA

METABOLISMO - HORMÔNIOS

18 de abril de 2011

ENDOCRINOLOGIA – NEUROENDOCRINOLOGIA: O SOBREPESO, OBESIDADE, OBESIDADE ABDOMINAL, INTRA-ABDOMINAL, CENTRAL, VISCERAL É UM ENORME PROBLEMA DE SAÚDE PÚBLICA


NO MUNDO TODO E AS CRIANÇAS E ADOLESCENTES TÊM SIDO ESPECIALMENTE OBSERVADOS QUANTO A ESCOLHA DO FAST-FOOD E COMO ELES E SEUS PAIS REAGEM À PRESENÇA DO RÓTULO COM O TOTAL DE CALORIAS NO PRODUTO.


O sobrepeso, obesidade, obesidade abdominal, intra-abdominal, central, visceral é um enorme problema de saúde pública no mundo todo e as crianças e adolescentes têm sido especialmente observados nesta questão. Uma preocupação notável é o consumo de fast-food feito pelas crianças e adolescentes.

No entanto, sabemos muito pouco sobre como as crianças, os adolescentes ou os pais fazem as escolhas de fast-food, incluindo a forma como eles reagem às calorias obrigatórias descritas nos rótulos. Foram examinadas as escolhas de fast-food de crianças e adolescentes, e a influência das calorias obrigatórias descritas nos rótulos, em comunidades de baixa renda e em cidades de regiões demográficas diferentes. As observações foram efetuadas, antes e depois da rotulagem obrigatória com a quantidade de calorias referente a cada produto, e foram observados quatro dos maiores redes de fast-food.

No total de crianças e adolescentes, com idades entre 1-17 anos, que visitaram redes de fast-food com seus pais (69%) ou sozinhos (31%), antes ou depois da rotulagem ser efetuada, no total 90% eram de grupos de minorias étnicas ou raciais. Não foram encontradas diferenças estatisticamente significativas, no que se referia às calorias contidas nos produtos adquiridos, antes e depois da rotulagem; muitos adolescentes disseram perceber os rótulos de calorias quando entraram no estabelecimento e outros levaram em consideração o total de calorias do produto adquirido quando fizeram o pedido (9%). Aproximadamente 35% dos adolescentes comia fast-food seis ou mais vezes por semana e 72 % dos adolescentes disseram que o sabor era o fator mais importante na hora da escolha da refeiçãoEm sua maioria, os adolescentes disseram que os pais pouca influência tinham na escolha de sua refeição. Concluiu-se que, crianças e adolescentes em comunidades de baixa renda, respondem ao anúncio de calorias de forma semelhante aos adultos, embora crianças e adolescentes disseram ser ligeiramente menos sensíveis a elas que os adultos. Não foram encontradas evidências de que, a rotulagem de alimentos, influenciaram a escolha de crianças e adolescentes, ou as escolhas alimentares feitas pelos pais para as crianças nesta população. Será que devemos deixar estes hábitos para nossos filhos? É este mundo que será nosso legado para os que virão ?



Dr. João Santos Caio Jr 
Endocrinologia – Neuroendocrinologista 
CRM 20611

Dra. Henriqueta V. Caio 
Endocrinologista – Medicina Interna 
CRM 28930 



Como Saber Mais:
1. O sobrepeso, obesidade, obesidade abdominal, intra-abdominal, central, visceral é um enorme problema de saúde pública no mundo todo e as crianças e adolescentes têm sido especialmente observados nesta questão...
http://emagrecer2.blogspot.com

2. Sabemos muito pouco sobre como as crianças, os adolescentes ou os pais fazem as escolhas de fast-food...
http://pesocontrolado.blogspot.com

3. Em sua maioria, os adolescentes disseram que os pais pouca influência tinham na escolha de sua refeição...
http://obesidadedescontrolada1.blogspot.com

AUTORIZADO O USO DOS DIREITOS AUTORAIS COM CITAÇÃO
DOS AUTORES PROSPECTIVOS ET REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA 


Referências Bibliográficas:
B Elbel, Gyamfi J e Kersh R, New York University School of Medicine, New York, NY, EUA, New York University School Wagner de Serviço Público, New York, NY, EUA, International Journal of Obesity (2011) 35, 493-500, doi: 10.1038/ijo.2011.4, 15 de fevereiro de 2011.









Contato:
Fones: (11)5572-4848/ (11) 2371-3337/ ou 98197-4706 TIM
Rua: Estela, 515 – Bloco D -12ºandar - Conj 121/122
Paraiso - São Paulo - SP - Cep 04011-002
e-mails: vanderhaagen@gmail.com

Site Clinicas Caio
http://drcaiojr.site.med.br/
http://dracaio.site.med.br/

Site Van Der Häägen Brazil
www.vanderhaagenbrazil.com.br
www.clinicavanderhaagen.com.br


Google Maps:
Seguir no Google Buzz