DEFICIÊNCIA HORMONAL DEVE SER CORRIGIDA

METABOLISMO - HORMÔNIOS

4 de fevereiro de 2011

ENDOCRINOLOGIA - NEUROENDOCRINOLOGIA: OBESIDADE COMO EPIDEMIA MUNDIAL EM SUAS DIVERSAS FORMAS, COMO:

SOBREPESO, OBESIDADE, OBESIDADE  INTRA ABDOMINAL, VISCERAL, CENTRAL, HIPERTENSÃO ARTERIAL  SISTÊMICA, E DEMAIS DISFUNÇÕES METABÓLICAS  E  A REFLEXÃO POSITIVA DOS GOVERNANTES PENSANDO MAIS NA MEDICINA PREVENTIVA QUE SEM DÚVIDA É DE MENOR CUSTO.

A obesidade tem aumentado para níveis epidêmicos nos EUA , Brasil e de acordo com a Organização Mundial de Saúde - OMS, em praticamente todo o mundo, no que o Instituto de Saúde Americano concorda “ipsis literes”. Ela causa problemas de saúde devastador e caro, reduz a expectativa de vida, e está associado a estigma e a discriminação. Uma multidão de fatores provavelmente contribuem para a obesidade, a partir de características biológicas inerentes e variável de cada Ser Humano, que diferem entre os indivíduos levando ao aumento de massa corporalEntre os fatores mais visíveis deste desastre progressivo, temos fatores ambientais e sócio econômicos que são de extrema importância, os fatores comportamentais – estilo de vida que colaboram inquestionavelmente com o grave problema e sem dúvida que outros fatores também podem ter influências na fisiologia molecular, e situações como o meio ambiente não podem ser esquecidos. Assim, os diversos esforços de vários órgãos federais e organizações públicas e privadas nos Estados Unidos, Europa, Brasil e demais países que sentem no bolso o tamanho do furo financeiro que representa esta epidemia para todos e serão valiosos no trabalho para reduzir a obesidade. Nestes dias de reflexão o governo Brasileiro tomou uma atitude corajosa, no sentido de oferecer gratuitamente através da Farmácia Popular, medicação a custo zero para as doenças como Diabetes Mellitus e Hipertensão Arterial, e porque isto envolve a obesidade de forma contundente? O Diabetes Mellitus em 90 % dos casos é do Tipo 2, e apenas 10% Diabetes Mellitus Tipo 1, desde a fase infanto-juvenil. 
Ocorre que o fator gatilho do Diabetes Tipo 2 é justamente a obesidade em sua diversas formas; sobrepeso, obesidade, obesidade intra-abdominal ou visceral ou central e é claro da Hipertensão Arterial Sistêmica que é irmã gêmea do Diabetes Mellitus tipo 2, que por sua vez comprometerá colesterol e frações, através da Aterosclerose, Arterioesclerose e demais moléstias Cardiovasculares. A medicina preventiva realmente é o bom senso.





Dr. João Santos Caio Jr
Endocrinologia – Neuroendocrinologista 
CRM 20611

Dra. Henriqueta V. Caio
Endocrinologista – Medicina Interna 
CRM 28930






Como Saber Mais:
1. A Obesidade associado à outra doença, tal como a Hipertensão Arterial Sistêmica é um fator agravante...
http://hipertensaoarterial2.blogspot.com


2. Qual a relação entre o IMC e a Obesidade...
http://imecobesidade.blogspot.com


3. Qual o risco da Diabetes Mellitus Tipo2...

http://controladodiabetes.blogspot.com/

AUTORIZADO O USO DOS DIREITOS AUTORAIS COM CITAÇÃO
DOS AUTORES PROSPECTIVOS E REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA.


Referências Bibliográficas:
Ministério da Saúde do Brasil – Programa da Farmácia Popular, fev.2011,
Scientific American, Fev 2011 USA
David H. Freedman , USA
Nia S Mitchell et AL- set,23,2010 USA
ADA - American Diabetes Association – USA
SBEM – Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia – Brazil
Associação Brasileira de Diabetes. 











Contato:
Fones: (11)5572-4848/ (11) 2371-3337/ ou 98197-4706 TIM
Rua: Estela, 515 – Bloco D -12ºandar - Conj 121/122
Paraiso - São Paulo - SP - Cep 04011-002
e-mails: vanderhaagen@gmail.com



Seguir no Google Buzz