DEFICIÊNCIA HORMONAL DEVE SER CORRIGIDA

METABOLISMO - HORMÔNIOS

10 de novembro de 2010

ENDOCRINOLOGIA - NEUROENDOCRINOLOGIA: FOI FEITO UM ESTUDO, ONDE FICOU DEMONSTRADO QUE

AS PESSOAS QUE APRESENTAVAM SOBREPESO, OBESIDADE, OBESIDADE ABDOMINAL, OBESIDADE VISCERAL, OBESIDADE CENTRAL NA MEIA IDADE E FORAM ACOMPANHADAS POR 40 ANOS, 1/3 DESTAS PESSOAS COM SOBREPESO, OBESIDADE, OBESIDADE ABDOMINAL, OBESIDADE VISCERAL, OBESIDADE CENTRAL NA MEIA IDADE DESENVOLVEU DEMÊNCIA OU REDUÇÃO DA FUNÇÃO COGNITIVA (ATIVIDADE INTELECTUAL) NA VELHICE.

O sobrepeso, obesidade, obesidade abdominal, obesidade visceral, obesidade central na meia idade, aumenta o risco de desenvolver demência ou diminuição da função cognitiva (atividade intelectual) na velhice. Os pesquisadores que acompanharam este estudo, foram os mesmos que fizeram o acompanhamento dos estudos feitos do diabetes mellitus tipo 2 na demência e na diminuição da função cognitiva. Os pesquisadores analisaram dados coletados nos finais da década de 50 do século passado. O IMC (índice de massa corporal) foi coletado em 1.152 participantes que na época, tinham idades que variavam de 45 – 65 anos em 1963, estes dados foram usados para prever a incidência de demência e diminuição da função cognitiva, 40 anos após. 

O estudo regressivo mostrou que homens e mulheres que tinham sobrepeso, obesidade, obesidade abdominal, obesidade visceral, obesidade central, na meia idade, com IMC maior ou igual a 26,5 kg/m² (índice de massa corporal) tinham um alto risco de demência e diminuição da função cognitiva. A correlação entre IMC (índice de massa corporal) e demência vascular, não teve grande significado estatístico depois de controlado o diabetes mellitus tipo 2 e as alterações vasculares. No entanto, as alterações apresentadas nos indivíduos com sobrepeso, obesidade, obesidade abdominal, obesidade visceral, obesidade central na meia idade, além de ser significativo estatisticamente, apresentou um grande fator de risco para Doença de Alzheimer, mesmo após controle do diabetes mellitus tipo 2 e das alterações vasculares.
Foi observado o mesmo padrão em homens e mulheres, ocorrendo uma contradição com estudos anteriores que mostraram um aumento do risco de demência na mulher. A equipe de pesquisadores planejou investigar por quanto tempo a pessoa tendo sobrepeso, obesidade, obesidade abdominal, obesidade visceral, obesidade central passava a ter afetada sua função cognitiva, comparando com indivíduos que não foram diagnosticados clinicamente como tendo demência. A análise também indicou, que o sobrepeso, obesidade, obesidade abdominal, obesidade visceral, obesidade central na meia idade, também foi correlacionado à diminuição da função cognitiva em indivíduos que não tinham demência.

Dr João Santos Caio Jr
Endocrinologia - Neuroendocrinologia
CRM: 20611

Dra Henriqueta V.Caio
Endocrinologia - Medicina Interna 
CRM: 28930
Como Saber Mais:
1. O Sobrepeso pode acarretar em mais doenças...

2.Obesidade é considerada uma epidemia mundial...

3.Porque as industrias alimentícias usam gordura trans nos alimentos sendo que é tão prejudicial á saúde...

Referências Bibliográficas:
L B Hassing, A Dahl K, V Thorvaldsson1, S Berg, M Gatz3, N L Pedersen e B Johansson.
Departamento de Psicologia da Universidade de Gotemburgo, Gotemburgo, Suécianstituto de Gerontologia da Faculdade de Ciências da Saúde, Universidade de Jönköping, Jönköping, Suécia.
Departamento de Psicologia da University of Southern Califórnia, em Los Angeles, CA, E.U.A.
Departamento de Epidemiologia Médica e Bioestatística, do Instituto Karolinska, Estocolmo, Suécia.
Correspondência: Dr. LB Hassing, Departamento de Psicologia da Universidade de Gotemburgo, Box 500, SE-405 30 Gotemburgo, Suécia.








Contato:
Fones: (11)5572-4848/ (11) 2371-3337/ ou 98197-4706 TIM
Rua: Estela, 515 – Bloco D -12ºandar - Conj 121/122
Paraiso - São Paulo - SP - Cep 04011-002
e-mails: vanderhaagen@gmail.com

Site Clinicas Caio

Site Van Der Haagen Brazil


Google Maps: 
Creative Commons License